Como aproveitar o ensaio?

Deixar claro como será o começo, meio e fim de cada música. Ainda há pessoas que pensam que não precisam ensaiar pois já se acham mestres, profissionais demais, ensaio é coisa pra músico amador e outros mitos que devem ser extintos. Nisto se perde muito quanto ao crescimento em conjunto prejudicando o avanço do ministério. Mas se você quer dar o melhor pra Deus, é preciso traçar metas, principalmente para os momentos de ensaio com o seu ministério.

Primeiro, antes do ensaio, é preciso ter alguns pontos já resolvidos como: horário, repertório, cifras (se necessário), local apropriado, etc.

Vejamos alguns pontos importantes:

1- Silencio, ordem e disciplina.

2- A oração é importante, saber conduzir todos à oração dará mais frutos. Antes de afinar os instrumentos, afine o coração para Deus.

3- Traçar objetivos e preparar-se antes.

4- Manter o clima alegre, porém seriamente comprometido com as propostas do grupo, fundamentado no testemunho cristão.

5- Por ordem na casa. Ouvir as sugestões, tomando cuidado para que o ensaio não se torne um laboratório musical onde os cientistas estão disputando a primazia de descobertas.

6- Se não tem arranjador, procure ouvir a opinião do grupo, contanto que eles também saibam falar, para que não aconteça o absurdo de perder todo o tempo do ensaio apenas discutindo o que vai ser tocado ou cantado.

7- Apenas uma pessoa deve mixar os volumes na mesa de som, quando todo mundo mexe nos canais da mesa, acaba atrapalhando o andamento do ministério.

8- Cuidado com voltagens dos equipamentos e também as tomadas sobrecarregadas, isto pode causar curto-circuito ou danificar os equipamentos.

9- Fazer a “passagem do som” equilibrando o volume dos instrumentos com o volume das vozes. Peça pra passar também a guitarra com distorção que geralmente está programado com excesso de volume.

10- Afinar todos os instrumentos (um afinador eletrônico facilita a vida de muitos e ajuda a ganhar tempo).

11- Regular bem os instrumentos de modo que cada um possa se ouvir e ouvir o outro.

12- Nunca deixar que o instrumental supere a voz. Lembre que a mensagem é mais importante e é a primeira coisa que se deve entender claramente por todos.

13- Se necessário, tocar as músicas repetidas vezes até que todos tenham segurança da sua parte.

14- Deixar claro como será o começo, meio e fim de cada música.

15- Corrigir cada detalhe para que, na hora da apresentação, seja evitado aqueles olhares desesperados por parte de alguém do ministério.

16- A voz principal deve ser ouvida em todas as caixas de retorno (moderadamente), para que o cantor líder tenha mais facilidade de conduzir o ministério.

17- Anote tudo o que foi passado no ensaio e também o que não foi feito ou não saiu bem para que possa ser cobrado no ensaio seguinte. Anote também os tons corretos para as músicas.

18- Gravar o ensaio lhe dá a oportunidade de avaliar a qualidade e os avanços de seu ministério. Também serve para verificar qual músico está se esforçando, dando conta do recado, e pra dar aquele “puxão de orelha” no músico preguiçoso que não leva a sério a missão.

19- Cantar no tom original não é vantagem quando você não tem uma extensão de voz semelhante. Por isso escolha o tom mais confortável e apropriado pra você que canta.

20- Se necessário, mantenha uma pasta com todo o repertório do grupo devidamente cifrado.

21- Durante o ensaio, ter acesso ao áudio das músicas que estão sendo trabalhadas.

22- Um metrônomo é fundamental para a marcação do tempo musical, principalmente quando o “batera” tem dificuldade no andamento da música e nas voltas das viradas e contra-tempos. Melhor ainda é cada músico ter o seu metrônomo e estudar com ele.

23- Ensaie até que todos tenham segurança. Cuidado com aquela voz que diz: “na hora sai…”.  Pode ser que “saia” horrível!

 

Jocélio de Castro

Membro Consagrado da Comunidade Obra de Maria

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s